domingo, 8 de julho de 2012

Planos de Aula (6º ano) - 1º parte

Vou compartilhar algumas das ideias que tive para as aulas do trimestre que passou para  as turmas de 6º ano.

Ano passado, quando me deparei com esse desafio de lecionar Sociologia para as Séries Finais do Ensino Fundamental, o que me ajudou e orientou (um pouco) na preparação das aulas foi a proposta do projovem, já que estava trabalhando no projeto. Então me apropriei de quatro dos seis temas geradores para cada série e assim fui vendo o que dava para fazer. Felizmente foi um bom acerto, pois são temas que possibilitam trabalhar em eixos mais amplos e abertos, que não repetem necessariamente os conteúdos do Ensino Médio (mas os embasam ou auxiliam entender), e inclusive me fizeram trabalhar com conteúdos que antes não esperava para as aulas de Sociologia.

Para esse ano dei uma re-planejada nos assuntos e no encadeamento, principalmente pelo fato que, ao contrário do ano passado que entrei com o bonde andando, esse ano eu tenho os três trimestres completos para dar conta. É provável que ano que vem eu faça algumas mudanças devido as reflexões que vou tendo a partir do que considero "dando certo" "dando errado" desse ano. 

O 6º ano está com o eixo "Meio Ambiente", e esse primeiro trimestre não teve ano passado, então ainda está na fase "teste" a proposta abaixo.


2) Formação da Sociedade
Para começar, a turma recebeu uma folhinha onde havia os seguintes apontamentos:

Como seria um mundo onde...
... não houvesse telefone, internet e televisão?
... não houvesse ar condicionado?
... não houvesse supermercado e shoppings?
... não houvesse escola, hospital, polícia?
... não houvesse dinheiro?
... não houvesse presidente?

Assim, na medida que se lia, os comentários surgiam quase que espontaneamente (pois se trata de coisas bastante internalizadas em nossas vidas) e a partir disso se introduz a questão que a sociedade nem sempre foi assim do jeito que conhecemos, mas que viver em sociedade é algo que faz parte dos seres humanos. 
Com isso se inicia o próximo momento, com a conhecida "Dinâmica da Ilha": Inicia-se dizendo que a turma saiu de viagem e devido um acidente, todos pararam em uma ilha deserta (aqui podem ser feitas relações com Lost, Naufrago e todos ou demais similares) e que eles precisam se organizar para viver nessa ilha. Assim, se divide em grupo a turma, e define as tarefas de cada um "Moradia", "Alimentação" e "Vestuário". Com isso o grupo precisa definir o que farão, quem faz o que, como serão feitas as atividades, quem mandará (ou não) no grupo...Pode ser feito em folha ou em cartazes mesmo, eu fiz em folha e pedi para eles ilustrarem a situação. (Alguns exemplos: 1 e 1.1, 2 e 2.2)
Com as respostas temos vários elementos para se trabalhar. Por exemplo: Alimentação - será a base de frutas e plantas disponíveis? vai haver plantação? se utilizarão da pesca e da caça? como farão isso? para pescar, o que precisa? como se faz uma vara de pescar? as mulheres cuidarão do preparo dos alimentos e os homens de trazê-los? o grupo deve obedecer os mais velhos, mais fortes, as mulheres, ou não existirá líder? Enfim, esses tipos de pergunta é nosso papel fazer na hora que eles estão discutindo entre o grupo e demonstra a multiplicidade de opções que existem, logo como a sociedade pode se organizar de muitos jeitos.
Para finalizar, passei um texto no quadro sobre o assunto, basicamente falando sobre o fato de as pessoas conviverem juntas para facilitar a sobrevivência e todas as relações dela decorrentes (em geral faço os textos a mão, e dificilmente digito eles, algo que num futuro próximo pretendo fazer).
3) Formação da Sociedade
Mais ou menos no mesmo estilo da aula anterior, começamos lendo e conversando sobre um conjunto de frases (basicamente na relação entre questões que eram comuns no passado e situações hipotéticas de futuro - que me inspirei na comemoração dos 10 anos da ONG SOMOS):
Mulher não deve trabalhar fora de casa
As pessoas vivem mais no campo que nas cidades
Analfabeto não deve votar
Televisão é coisa de gente rica
A forma mais habitual de comunicação é a carta
Casamento é escolha dos pais
Era possível tomar banho em rios e arroios
Não existia agrotóxicos
Todo o trabalho depende apenas do esforço e força das pessoas


Não existe mais desigualdades entre as pessoas
Não existe mais violência a homossexuais, bissexuais e transexuais
Não existe mais degradação ambiental
Não existe mais pessoas morrendo por aids
Não existe mais corrupção na política
Não existe mais violência contra mulher
Não existe mais escola pública sucateada
Não existe mais racismo
Não existe mais brigas entre as religiões
Não existe mais falta de água ou comida no mundo
Não existe mais exploração no trabalho
Não existe mais lazer, cultura e arte para poucos
Depois passei novamente um texto e um conjunto de perguntas sobre o mesmo (inevitavelmente, em um aula de 2h haverá esse momento tradicional da aula, que muitas vezes é o mecanismo de ordem em uma sala de aula - infelizmente) numa linha bem evolucionista de agrupamentos humanos (clãs, tribos, comunidades, sociedades) que é algo que pretendo repensar, apesar de esse pensamento linear, muitas vezes ser mais fácil de ser compreendido.
Para finalizar passei a folha abaixo (dá-lhe modos de produção...):

Aula1503
View more presentations from dudabk

E com o questionamento do futuro, pedi que escrevessem no mínimo umas 8 linhas sobre como seria o mundo em 50 anos. Foi um exercício ótimo para "soltar a imaginação" (exemplos: 1, 2, 3).

4) Esse dia só houve um período, e cada turma recebeu atividades diferentes.

A) Em uma turma, em virtude de um conjunto de indisciplinas, acabei realizando uma prova supresa na semana anterior, e o desastre obviamente esperado se refletiu em uma recuperação (essa bateria de provas é meio cansativo, mas é aquele momento do famoso "golpe de estado" que o tanto lemos do Dubet...). Assim fiz uma recuperação bem chata, mas que realmente recuperava, e também deveria incomodá-los na 2º parte (analfabetismo funcional - isso é muito comum nos 6º anos). A prova segue abaixo. Em geral, os alunos com mais maturidade, logo os repetente, conseguiram sacar a segunda parte, ironicamente.

Recuperacao2203

View more documents from dudabk

B) Relação Indivíduo-Sociedade: Uma aula relativamente simples, mas que eu gostei bastante. Fizemos um marca texto com um quadrado na parte superior dele, daí entreguei a imagem abaixo "Onde está o Wally?". A ideia que eles tentassem localizar o Wally a partir desse "localizador" (apesar de a ansiedade fazer com que ele seja ignorado, em grande parte).


Depois passei um texto e fiz as relações dele com a ideia de parte-toda que o marca texto poderia ter auxiliado. De qualquer forma, foi uma aula bem aceita.

5) Natural x Social

Essa aula passei o filme "Bee Movie" que é bastante representativo nesse sentido, após o filme (que por ser desenho, ser "legal", eles gostam) ele responderam o roteiro abaixo (que acabei fazendo revendo o filme e anotando o que eu queria trabalhar...por isso ficou tão extenso).


View more documents from dudabk.

Vou continuar essa postagem em outra, para não ficar muito longo, então até o fim dessa semana devo conseguir organizar o resto.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...